Desde os mais remotos tempos, o homem percebeu que dar nomes aos lugares onde ele circulava era importante para a localização e o reconhecimento destes. Com o crescimento dos bairros e das cidades, a função de dar nomes aos locais públicos, como praças e ruas, passou para a Câmara de Vereadores de cada município.
A principal função dessa medida foi a necessidade de criação de um cadastro oficial para a cobrança de impostos, uma vez que, com a ausência desses dados, ficava mais difícil a cobrança das taxas e dos impostos dos moradores.
Atualmente, em razão do crescimento das cidades, alguns bairros deixam de ser basicamente residências e passam a oferecer vários serviços. Nesse caso, seus moradores podem trabalhar, estudar e morar neles, pois ali encontram toda a infraestrutura de que precisam.
Os bairros e as cidades mudam bastante ao longo do tempo. Muitas vezes, não percebemos essas mudanças, mas elas estão acontecendo sempre e interferem na vida de todos nós.
Alguns bairros, por serem muito antigos ou por possuírem características muito típicas, retratam o passado de algumas cidades, como aqueles em que grande parte dos moradores é formada por um determinado grupo de imigrantes, ou cujas histórias que os caracterizam são bastante marcantes.
Na Praça da Liberdade, porta de entrada do bairro, comida e artesanato típicos dos japoneses podem ser apreciados aos domingos, quando acontece a feira da região. Na atualidade, chineses e coreanos também vivem ali. Podemos notar tanto na arquitetura das casas, como nos jornais impressos em línguas orientais, que os moradores do bairro da Liberdade mantêm acesa a tradição.
Praça da Liberdade - Cultura japonesa em São Paulo
Praça da Liberdade - Cultura japonesa em São Paulo – Imagem em Alta Resolução
O bairro do Bixiga surgiu a partir da imigração de italianos. Hoje é também conhecido como Bela Vista, local em que acontece a mais tradicional celebração do aniversário de São Paulo.
O bairro do Bixiga surgiu a partir da imigração de italianos
O bairro do Bixiga surgiu a partir da imigração de italianos – Imagem em Alta Resolução
Ribeirão Preto possui vários museus e teatros, destacando-se o Theatro Pedro II, um teatro de ópera, localizado na região central. Em 2010 a cidade foi escolhida como a representante do concurso Capital Brasileira da Cultura, sendo a primeira cidade do estado de São Paulo a receber este título oferecido a cada ano a uma cidade diferente.
Ribeirão Preto possui vários museus e teatros, destacando-se o Theatro Pedro II